quinta-feira, 19 de maio de 2011

Que fututo terá a infância brasileira


No Brasil, existem certas desigualdades sociais que prejudicam as nossas crianças, a educação e a falta de oportunidades por exemplo. O futuro esta longe para esses pequenos cidadãos e o presente é agora. Atualmente Milhões de brasileiro não tem o ensino fundamental completo e muitos são analfabetos, para aqueles que já não possuem mais sonhos, procuram agora a realidade.
 As crianças brasileiras não têm mais perspectiva de vida, muitas passam fome, outras entram no trafico de drogas, pois já não tem tantas opções como antes. Antigamente todos tinham a, mesma qualidade de ensino e respeitavam suas culturas, com o tempo estas culturas foram se perdendo, a qualidade de profissionais técnicos já não é a mesma de antes.
O país já não se preocupa tanto com a educação de um estudante, que um dia possa ser o presidente desta nação, temos como exemplo, o ex-presidente Lula.
Hoje o mais importante é investir na educação desses futuros profissionais, independente da área que escolherem. Esse investimento na educação não só Dara estabilidade e um bom emprego para esses jovens, que consequentemente aumentara o desenvolvimento econômico e cultural deste país.
                                                                            (Mateus Dias Freire)


A leitura

A leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. Ela é muito necessária nos dias de hoje, principalmente para os estudantes que procuram fazer um vestibular. Precisamos dela em todo lugar, inclusive, para fazer uma redação. O hábito de ler ajuda muito na interpretação e compreensão de textos. ”A leitura é como um livro trancado por um cadeado, pouco a pouco nós vamos conseguindo destrancá-lo e aprender sobre ela.” (Mateus Dias)
Ela requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese, o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.
Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto. A leitura ajuda a aperfeiçoar a escrita em redações e entender um pouco mais do assunto. É fundamental compreender que, na formação de cada cidadão bem como de um povo, a leitura é de máxima importância, representando um papel essencial, pois se revela como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte de informação e formação cultural.

Atualmente, com o grande avanço tecnológico é possível exercitar a leitura não só por meio de livros, mas também por computadores e celulares. Um grande número de obras literárias pode ser facilmente acessado na internet e equipamentos eletrônicos. Essa “leitura digital” nos dias de hoje, onde a falta de tempo é um grande problema do ser humano, é bastante positiva, uma vez que possibilita aos leitores a oportunidade de adquirir conhecimento de uma maneira prática.
                                                           (Mateus Dias Freire)


A União Homossexual

Atualmente, as pessoas não ligam muito para os valores morais no seu dia a dia, como dar um bom dia a um colega por educação, respeitar os limites e principalmente um assunto que abrange todas as pessoas, o preconceito. Há varias formas de preconceito na sociedade, preconceito racial, sexual, físico. Mas o que preocupa mais a sociedade é a homofobia. A homofobia é o preconceito contra homens ou mulheres que gostam de pessoas de mesmo sexo. No Brasil, a discriminação desses indivíduos é avassaladora. Em 7 de maio de 2011 a união homossexual foi reconhecida no país, dando o início a quem sabe uma nova “era” sem o preconceito.

O assunto é realmente delicado e tem que ser discutido com bastante cautela, se for ver pelo lado pratico seria impossível a união de duas pessoas de mesmo sexo, também a união homossexual vai contra os princípios da igreja, sendo que o casal nunca poderia se registrar num casamento religioso, pela constituição já é possível casar no civil, formando uma união estável. Com o reconhecimento desta união foram criadas algumas regras. Entre os direitos que os casais gays passam a ter estão à reforma e herança por morte do companheiro, partilha de bens na separação, declarar o outro como seu dependente na Segurança Social ou em planos privados de saúde.

Temos que observar que os homossexuais não deixam de serem seres humanos, todos temos os mesmos direitos, a única coisa que nos diferencia é se optamos em ser ignorante ou não. Na visão da sociedade o homem sempre tem que estar um passo na frente dos outros para se sentir melhor, a igualdade nunca os favorece, não é de agora que a união gay vem sendo discutida, o pensamento do homem sobre esse assunto tem que ser discutido todos os dias, o preconceito tem que acabar. Não é o que queremos ser e sim o que somos é o que importa.


                                                            (Mateus Dias Freire)