sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Sexo é responsabilidade!

O conceito de sexo mudou bastante com o tempo. Antigamente, ele era visto como uma relação que envolvia sentimentos de afetividade, responsabilidade e como um meio de reprodução. Hoje, no entanto, as relações sexuais banalizaram-se. O sexo é enxergado como forma de satisfação dos prazeres humanos, sem qualquer tipo de regra para o relacionamento.

As grandes transformações ocorridas na sociedade com o avanço da globalização fizeram com que muitos valores e costumes também fossem transformados. A questão da sexualidade juvenil é um exemplo disso. No passado, a vida era mais calma e a instituição familiar muito valorizada. Consequentemente, os pais tinham tempo para falar a respeito de sexo com seus filhos, ensinar-lhes a ter responsabilidade para com este assunto. Porém, isso foi se perdendo com o passar dos anos, devido à intensa velocidade do mundo moderno, o que levou, e leva, os jovens a iniciarem suas vidas sexuais cada vez mais cedo.

Essa iniciação é bastante facilitada pela "Internet" e pela pouca censura nos meios de comunicação de massa. O que se vê é um forte apelo sexual, frequente e precoce, que expõe os jovens a situações de risco por eles desconhecidas. Os adolescentes, então, passam a se portar como adultos, mas não possuem a maturidade necessária para isso. Falta a eles a experiência, a responsabilidade e o significado real de um envolvimento sexual.

O crescente número de garotas grávidas precocemente e de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis é a prova de que o sexo, nos dias atuais, é feito, principalmente pelos jovens, sem os cuidados que garantem uma relação saudável. Isso porque os adolescentes acreditam ter uma saúde inabalável, uma superpotencialidade que impedirá qualquer coisa de afetá-los.

 O problema da sexualidade na adolescência precisa ser ser combatido urgentemente. Em vez de "outdoors" e propagandas que estimulem a prática sexual, é preciso que haja campanhas de conscientização que mostrem as consequências de atos sexuais praticados levianamente. Dessa forma, a integralidade do jovem será preservada e a sociedade voltará a sua ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário